terça-feira, 24 de novembro de 2009

Fundo e Projetos Sociais.


A Secretaria de Desenvolvimento Social é composta pelo Departamento de Desenvolvimento Social, que tem por atribuições planejamento, controle, avaliação, divulgação, e articulação com a rede de atendimento do Município; e pelo Departamento de Integração Comunitária, que tem por atribuições executar as ações finalísticas, planejamento, supervisão, execução regionalizada de programas, projetos e serviços. A Secretaria de Desenvolvimento Social definiu como eixo das ações da Política Municipal de Assistência Social a família/comunidade como elo integrador das ações e foco dos programas específicos. Dentre estes projetos estão: Proteção Social, Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Proteção Social Especial de Média Complexidade, Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Ações de Assistência Social no Município.

Inaugurado em dezembro de 2005, o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos é um órgão do setor público vinculado ao Gabinete do Prefeito e integrado ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp).
Sua missão básica é assistir solidariamente os mais necessitados, principalmente, por meio de programas de capacitação que permitam a geração de trabalho e renda, levando o ser humano a ser capaz de gerir a própria vida e seu crescimento digno.O trabalho desenvolvido pelo Fundo Social de Solidariedade visa complementar as ações da Prefeitura com a realização de atividades adicionais que possam beneficiar crianças, jovens, idosos e famílias através do apoio do poder público e, principalmente, da sociedade civil.

A Fundação Professor Hélio Augusto de Souza (Fundhas), é uma instituição sem fins lucrativos, criada e mantida pela Prefeitura de São José dos Campos. O objetivo da Fundhas, com respaldo no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é atender crianças e adolescentes de sete a 18 anos provenientes de classes menos favorecidas ou de baixa renda, e em situação de vulnerabilidade social.
A Fundhas é o maior projeto social de São José dos Campos e atende, hoje, em torno de 8 mil alunos que recebem serviços sociais básicos como: apoio educacional, alimentação, saúde, além de orientação pedagógica e encaminhamento profissional. Para permanecer na Fundhas, os assistidos devem estar matriculados e frequentando os cursos regulares das escolas públicas. Dessa forma, a instituição colabora também no combate à evasão escolar.
Com cursos, projetos e ações de apoio a crianças e adolescentes dos sete aos 18 anos, que são promovidos tanto em sua sede, como nas mais de 20 unidades regionalizadas e instaladas estrategicamente em bairros da cidade, a Fundhas cumpre uma importante atividade social. Esse trabalho foi de fundamental importância para São José dos Campos ter recebido o título de Cidade Amiga da Criança do Unicef, órgão ligado à ONU.
Todo o atendimento realizado pela Fundhas é gratuito e, para garantir estes serviços, ela conta hoje com um percentual do orçamento do município, recursos provenientes de contribuições, parcerias e convênios com instituições públicas e privadas, empresas, comunidade, além de recursos próprios, garantindo assim a abertura de novos horizontes para crianças e adolescentes de São José dos Campos. Para quem quiser conhecer mais sobre esse projeto acesse: www.fundhas.org.br.






Nenhum comentário:

Postar um comentário